V

ACS TELECOM

A ACS Empresarial tem como um de seus escopos a Gestão de Projetos em Telecomunicação, estando apta a atuar em todas as fases de um projeto para implantação de infraestrutura de sistemas de telecom. Visando prestar um serviço ágil, as equipes da ACS trabalham por demanda, a semelhança do que ocorre em empreitadas, não cessando seus esforços em razão de feriados ou finais de semana, fato que nos permite concluir a demanda em tempo recorde.

Com equipes multifuncionais fixas compostas de engenheiros, advogados e administradores especialistas em diversas áreas, a ACS desenvolve suas demandas numa plataforma de ultra colaboração por especialidades, onde a troca constante de know-how junta ao apoio integralizado garantem o alcance de resultados superiores.

Além da junção da experiência técnica com o conhecimento acadêmico, o desenvolvimento dos nossos processos são apoiados pelo Setor da Qualidade que é responsável pela análise e aprovação de todo conteúdo antes do envio aos nossos clientes. As diretrizes das análises são baseadas num Sistema de Gestão da Qualidade, sendo este certificado pelo padrão ISO 9001/2015. Os resultados são analisados pelos coordenadores das áreas, depois liberados para análise do Setor da Qualidade e finalmente liberados para o cliente. Esse sistema de double-check nos garante a aderência aos padrões estipulados, garantindo níveis superiores de satisfação.

Site Acquisition

A ACS acumula vasta experiência em aquisições atuando em projetos notáveis em todas as regionais do Brasil. Nosso operacional conhece as exigências específicas para cada tipo de projeto (Greenfield, Rooftop, Indoor ou mesmo em URAs). Na região Sudeste, nossa equipe tem capacidade para entrega de SARs ou equivalentes em até três dias após o acionamento.

Contamos com um setor jurídico que busca as legislações pertinentes, interpreta e orienta os hunters durante o trabalho de campo, garantindo assim total aderência aos requisitos legais das nossas atividades.

Nossa equipe ambiental suporta o hunter com esclarecimentos relativos a supressões vegetais, reservas legais, árvores a retirar e qualquer dúvida que possa surgir durante a escolha do candidato e o início das obras.

Em adicional, os hunters recebem apoio dos engenheiros que auxiliam na escolha e levantamento do acesso, dúvidas relativas a viabilização das obras e demais questões ligadas a possibilidade da execução e os custos da eventual obra no ponto escolhido. O objetivo é escolher opções economicamente viáveis aos nossos clientes, obedecendo as boas práticas e observando as melhores alternativas disponíveis.

 

Abaixo alguns projetos realizados de destaque:

 

1) Fases I e II do Projeto Minas Comunica junto da American Tower;

2) Projeto TIM – MG junto da American Tower;

3) Projeto piloto junto a Cemig Telecom para aquisição de sites para links de internet;

4) Projeto VIVO-SP junto da American Tower;

5) Projeto Claro-MG junto da American Tower;

6) Projetos de expansão para BTC e QMC.

Gestão de Contratos

A ACS possui um setor de Gestão de Contratos que oferece soluções em Renovações Contratuais, Collo, Renegociações de Valores, Confecção de Aditivos, Representações em Audiências e Atualizações Cadastrais.

O objetivo do setor é realizar o acordo entre todas as partes envolvidas, realizando modificações necessárias para a aderência a atual realidade do mercado, atualizando assim os termos e gerando maior valor entre os acordos antigos.

Nosso setor jurídico analisa minuciosamente a situação documental e legal dos ativos, lançando mão de diferentes estratégias que irão auxiliar na viabilização do acordo atendendo os requisitos estipulados.

Além da consultoria jurídica, negocial e documental associada, possuímos uma estrutura analítica que permite levantar informações sobre os proprietários, permitindo o contato e o desembaraço de possíveis sinistros, preparando novamente o terreno para a celebração de um novo acordo.

Gestão de Ativos

Visando a garantia do retorno de seu investimento, as operadoras e empresas de site-sharing investem na compra dos imóveis onde estão seus empreendimentos. A ACS Empresarial oferece suporte completo nesta demanda. Aproveitando o know-how de negociação adquirido nos outros setores, a ACS adota uma postura focada no fechamento da compra, cessão de direitos ou outras operações jurídicas determinadas pelo cliente, em tempo hábil e obedecendo os valores pré-estipulados pelo cliente.

Temos parcerias com provedores de informações, que nos permite uma localização exata do atual proprietário dos ativos de interesse. Após a localização, reuniões de esclarecimento são realizadas afim de alinhar expectativas e demonstrar os benefícios das transações propostas.

Além do suporte nas transações comerciais, a ACS atua desembaraçando a situação documental do ativo, viabilizando uma transferência que atenda as exigências cartoriais, dos proprietários e dos nossos clientes.

Regularização de Ativos

A ACS Empresarial oferece serviços de vistoria/acesso ao site e análise jurídica de empreendimentos, sejam eles para a atualização de cadastro ou mesmo para conhecer e inventariar propriedades recém-adquiridas. Os relatórios são responsabilizados e assinados por um engenheiro, advogado e técnico que inspecionou o site. Apenas no ano de 2015 a ACS vistoriou mais de 150 sites para a American Tower somente em Minas Gerais. Em 2018 a ACS iniciou uma parceria com a SBA, se tornando um importante fornecedor de diagnósticos em todo o estado.

Após a vistoria técnica dos empreendimentos, um croqui é confeccionado, dando base para a elaboração do projeto completo da área. Tais informações municiam o jurídico que analisa o projeto e compara às legislações vigentes, emitindo um parecer sobre a aderência ou não às diretrizes legais aplicadas ao empreendimento.

Na sequência, o Setor Ambiental assume a demanda, seguindo todos os processos necessários para a regularização do ativo, emitindo as licenças, dispensas, gerenciando compensações ambientais e viabilizando a total e irrestrita legalização do bem.

Institucional

Caso um projeto de grande relevância aos nossos clientes não atenda aos requisitos legais do município em questão, contamos com o Setor Institucional que busca viabilizar uma reflexão entre o legislativo e executivo, indicando propostas que atendam aos interesses dos nossos clientes, sem prejuízo a sociedade. A ideia do Institucional é viabilizar empreendimentos que trarão investimentos para a população, assim como avanços tecnológicos, resultando na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Todo o processo é feito com o acompanhamento de profissionais experientes que, além de esclarecer dúvidas dos funcionários públicos, participa de Planos de Comunicação que visam munir a sociedade de informação, tranquilizando assim os moradores e reduzindo os riscos de mobilizações que prejudicariam o avanço da região.

Todas as tratativas do Institucional são focadas primeiramente no interesse público, para então a mobilização do setor privado, atendendo as necessidades levantadas.

Desde o início de seu funcionamento, o setor já conseguiu viabilizar vários sites modificando as leis municipais. Só no ano de 2018 conseguimos a intervenção em Mariana (MG), Lagoa da Prata (MG), Paracatu (MG), Itaú de Minas (MG) e Aracruz (ES).

As conquistas se devem, dentre outros diferenciais aos:

  1. Contatos que temos nas prefeituras municipais;
  2.  Material interno que faz o link entre a cobertura de sinal e arrecadação municipal;
  3. Grande potencial argumentativo: nossos negociadores são formados em negociação pela FGV.
Laudo Radiométrico

A ampliação das redes de telecomunicação, em especial a de telefonia móvel, tem preocupado a população e o poder público acerca de eventuais riscos decorrentes da exposição às ondas eletromagnéticas, que são emitidas por tais equipamentos.

Por meio da Resolução nº 303/2002, a ANATEL estabeleceu que as Estações Rádio-Bases (ERBS) devem passar por constante processo de monitoramento.

Oferecemos a nossos clientes profissionais com especialização técnica que - amparados pelos equipamentos mais modernos do mercado - são capazes de medir e emitir relatórios precisos.

A partir de nossa atuação, o cliente prova que seu empreendimento obedece as restritas leis da ANATEL, sem comprometimento do aspecto técnico, mas com o devido resguardo à população.

Laudo Audiométrico

À semelhança do Laudo Radiométrico, a medição audiométrica verifica a adequação das benfeitorias que compõem o site às normas legais de emissão de ruídos. Nossos profissionais dispõem dos equipamentos e da experiência necessária para conduzir, dentro de padrões de qualidade, as medições necessárias.

FAQ
Dúvidas frequentes sobre antenas de celular
 
Frequentemente são levantadas dúvidas sobre este assunto. Para esclarece-las, disponibilizamos este material, produzido pela competente equipe do Claro Blog.
 
 
 
O que é radiação?
Radiação eletromagnética é a emissão de energia num meio aberto como o ar.
 

De onde vem?

Todos os equipamentos que funcionam conduzindo corrente elétrica geram campos e ondas eletromagnéticas em sua volta. Alguns exemplos são monitor de TV, forno de microondas, fios de alta tensão, lâmpadas, aparelho de radiografia, aparelhos celulares, antenas de TV, de rádio e de celular, etc.
 

O grau de radiação é o mesmo em todos os casos?

Cada equipamento emite um tipo de radiação diferente que depende da freqüência do sinal e da potência irradiada. De acordo com a freqüência, as radiações podem ser separadas em IONIZANTES e NÃO IONIZANTES. O primeiro grupo corresponde a campos em freqüências mais elevadas que as das emissões de luz, como por exemplo os raios gama e os raios-X. São chamadas ionizantes por possuir energia suficiente para quebrar ligações químicas. É desta forma que os raios-X podem danificar o material genético das células, levando a doenças. Em freqüências mais baixas, as chamadas NÃO IONIZANTES, onde atuam os telefones celulares, isto não acontece.
 

Todas oferecem risco à saúde?

As radiações IONIZANTES, por exemplo as dos raios-X, oferecem risco e devem ser usadas com muita precaução. As radiações NÃO IONIZANTES só oferecem danos à saúde quando sua potência for muito alta, a ponto de elevar a temperatura corporal em 1 grau centígrado. As antenas de estações celulares transmitem sinais de baixa potência, incapazes de causar algum efeito na saúde das pessoas. Os aparelhos celulares emitem sinais de potência mais baixos ainda - apesar de estarem muito próximos ao usuário, não são capazes de causar danos à sua saúde.
 

Como as radiações NÃO IONIZANTES agem sobre o corpo humano exatamente?

O efeito biológico mais aparente nas radiações NÃO IONIZANTES, onde atuam os telefones celulares, é o térmico, ou seja, o aquecimento dos tecidos como resultado da absorção de energia eletromagnética.
 

Existem limites de radiação que devem ser respeitados?

As empresas de telecomunicações adotam o limite de exposição a radiações não-ionizantes definido pela Anatel, que é o mesmo limite proposto pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiações Não Ionizantes (ICNIRP na sigla em inglês) ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS na sigla em inglês). Este limite foi estabelecido após inúmeras experiências científicas realizadas durante muitos anos em todo mundo. Não se trata de um limite baseado em uma experiência isolada ou de um único pesquisador.
 

Qual é o limite que está sendo usado no Brasil?

A Anatel, através de Resolução no 303 de 3 de julho de 2002, limita a densidade de potência a qual a população em geral pode estar exposta pela seguinte equação: f/200 [W/m2] onde f é a freqüência em MHz, entre 400MHz e 2000MHz. Ou seja, como a CLARO opera nas bandas de 900MHz e 1800MHz, o limites são respectivamente, 4,5 W/m2 e 9 W/m2. Qualquer valor acima disso não é permitido. A Resolução também limita a distância mínima que se pode estar de uma estação: 6,38 * (eirp / f)½ onde EIRP é a potência equivalente isotropicamente irradiada em Watt e f é a freqüência em MHz, entre 400MHz e 2000MHz.
 

O que significa isso na prática?

Em geral, as estações que ficam nas torres de celular têm potência de 100 Watts. Então, na prática, não se deve estar a menos de 2 metros da antena. A uma distância maior que essa, todos os limites de segurança estão sendo atendidos.
 

E no caso de antenas na parede de um prédio ou dentro de um shopping?

As antenas que estão na fachada de um prédio quase não emitem radiação para suas costas, além do que a parede atenua o sinal que para o interior do prédio. Geralmente, o sinal é atenuado cem vezes, portanto a distância mínima passa a ser 21cm, o que não chega a ser maior que a espessura da parede e o suporte da antena. Num ambiente como um shopping, são irradiadas potências mais baixas, não passando de 1 Watt. Assim, a região não permitida fica a menos de 21 cm da antena.
 

Como é que esses limites de radiação são garantidos? Quem fiscaliza?

A Anatel, na mesma resolução 303, exige que para cada estação rádio base seja feito um Relatório de Conformidade. Este,por sua vez, deve ser mantido na estação para apresentação sempre que houver fiscalização da Anatel. O Relatório deve conter a memória de cálculo dos campos eletromagnéticos produzidos pelas estações para demonstrar o atendimento aos limites de exposição estabelecidos. A Anatel ainda exige realização de medição para comprovação do atendimento aos limites quando os valores obtidos por meio de cálculos teóricos forem iguais ou superiores a 2/3 dos limites de exposição estabelecidos. O procedimento de medição também está definido na Resolução e deve ser realizado por um profissional capacitado com equipamento com calibração certificada.
 

Há alguma implicação para a saúde de pessoas que moram próximas a antenas como estas?

O Relatório de Conformidade considera todos os lugares próximos da antena onde há possibilidade de acesso de pessoas. Isso garante que as pessoas que morem próximas a antenas não estejam sujeitas a uma radiação maior do que o limite estabelecido.
 

Estas antenas podem interferir de alguma forma na casa destas pessoas? (interferência em aparelhos eletrônicos, por exemplo)

A operadora de celular somente opera na faixa de freqüência que lhe foi designada, sob o risco de ser multada ou perder a licença se utilizar outra banda de freqüência. Sendo assim, não há nenhuma possibilidade de uma estação de celular interferir em qualquer aparelho eletrônico industrializado que também respeite as normas de operação. Casos de interferência ocorrem quando a pessoa monta um equipamento eletrônico que não segue as normas e não respeita as bandas de freqüência estabelecidas. Na maior parte desses casos é a pessoa que interfere na estação causando problemas na Rede como quedas de chamada ou falhas de acesso.
Área do Candidato

Apresentação

 

A ACS Empresarial vem a cada dia conquistando mais e mais espaço no ramo de Telecomunicação privada no Brasil, com tecnologia, inteligência, dinamismo e segurança.

Dentre todos os nossos serviços, podemos destacar um de fundamental importância para a manutenção da disponibilidade de sinal telefonico e de internet, o SAq (Site Acquisition, ou Aquisição de Sites). Nesse serviço, o cliente nos mostra uma nova área que pretende atender, reforçando o sinal de telefonia nas suas redondezas. O objetivo pode ser cobrir uma praça, um shopping, um bairro ou até mesmo uma nova cidade disprovida de cobertura até o momento. A ACS analiza o pedido, as leis vigentes de todas as esferas (municipais, estaduais e federais), vai a campo e faz um levantamento dos melhores espaços físicos que atenderiam a demanda do cliente. Cada espaço físico possui seu respectivo dono e é assim que começamos o processo de negociação: como conseguiremos usar aquela área? Vamos fazer um contrato de locação? Um comodato? Uma compra?

Se você foi redirecionado para essa página, provavelmente é porque se tornou um ótimo candidato para ser um de nossos parceiros. Negociando um espaço físico para a instalação dos nossos equipamentos, você irá colaborar com a oferta de relevantes avanços, como o desenvolvimento e a valorização a toda comunidade vizinha.

 

Para quem a ACS trabalha?

 

Nossos clientes são as operadoras em si ou empresas de site sharing (compartilhamento de sites), que constroem a estrutura (uma torre, por exemplo), e disponibilizam esse espaço para tais. Como todos já conhecemos as operadoras, segue abaixo o link de duas empresas de compartilhamento de estruturas:

 

ATC.png    SBA.png
 

Entendi, mas como posso ajudar?

 

Novamente, se você está aqui, bem provavelmente é porque está participando do processo que irá escolher o melhor local para a instalação da ERB (Estação Rádio-Base). Colhemos em média três candidatos  para cada antena a ser instalada. A operadora responsável pelo projeto irá selecionar o melhor ponto. Ok, mas como eu posso sair na frente nessa corrida? Você pode estar se perguntando. Segue alguns pontos que as Teles observam para a escolha do candidato:

 

I- Preço exigido na negociação

O candidato que exige um alto preço ou que não acompanhe a realidade local, dificilmente será escolhido.

 

II- Viabilidade legal do empreendimento

Caso o seu terreno, empresa ou condomínio se encontre dentro do nosso raio de interesse, já é um ótimo sinal. Precisamos agora saber se a o município reconhece e aprova a instalação na sua área. Para isso, pedimos um documento na prefeitura chamado CUOS, ou Certidão de Uso e Ocupação do Solo. Nele, a prefeitura responsável pela área diz se a instalação naquela área é ou não é viável. Se for, você já está vários passos a frente! Peça um passo-a-passo de como retirar essa declaração para o técnico que visitou o seu terreno e aumente consideravelmente suas chances de ser escolhido!

 

III- Documentação em dia

Um fator de suma importância para a escolha do terreno é a situação legal do imóvel avaliado. É importante que a área esteja com toda a documentação em dia e registrada no cartório de imóveis no nome de quem irá assinar o contrato. Se seu imóvel está irregular de alguma forma, agora é um ótimo momento para regulariza-lo!

 

IV- Documentação na mão!

Outro fator importantíssimo na escolha final do candidato é o tempo que ele irá demorar para providenciar toda a documentação que precisamos para montar o contrato. Se você quer sair na frente já anote a lista de documentação exigida e comece a correr atrás!

 

Tudo anotado! Mas vou precisar de quais documentos?

Depende de qual cliente é responsável pelo projeto. Uma lista com os documentos será disponibilizada pelo técnico que visitou o terreno, mas temos alguns coringas que todos exigem. Anote e já comece a adiantar!

 

1) Matrícula atualizada

Muitos a conhecem também como Escritura Registrada. Pode retirá-la no cartório de imóvel responsável pela área selecionada.

2) CPF e RG do(s) proprietário(s) do imóvel

Entende-se como proprietário quem possui a posse do imóvel na matrícula solicitada acima. Se existem 10 proprietários atuais, vamos precisar dos documentos dos 10.

3) Comprovante de endereço do(s) proprietário(s)

4) Comprovante de casamento ou Certidão de nascimento do(s) proprietário(s)

5) Comprovante de conta corrente

É o comprovante da conta onde iremos depositar o aluguel ou efetuar o pagamento da compra. Pode ser um xerox do cartão, do cheque ou mesmo de um estrato bancário, mas lembre-se: a conta precisa ser corrente!

 

 Ufa! Adiantei tudo, e agora?

Se você adiantou tudo e já enviou para o responsável desse projeto, parabéns! Você com certeza aumentou e muito suas chances de ser escolhido! Agora precisamos apenas esperar que a operadora dê o aval para que possamos fazer o contrato e assina-lo. As obras normalmente começam uns 30 dias depois da assinatura. É comum que o primeiro pagamento atrase um pouco, já que temos que cadastrar todos os seus dados no sistema. Mas, como o processo é automático, depois do primeiro pagamento o resto vem sem problemas. (E ah, não se preocupe: caso o atraso realmente aconteça, você irá receber o pagamento com juros e correção monetária!).

 

Como ficará a obra depois de pronta?

Existem vários tipos de obras para atender cada tipo de necessidade das operadoras, como torres e postes, mas seguem algumas imagens para se ter uma ideia:

 

obra.jpg

 

Enquanto aguardo o que faço?

Você pode navegar em nosso site e descobrir detalhes sobre o processo. Temos ótimos materiais, como nossas ERBs funcionam sem oferecer risco à saúde humana e várias outras coisas. Sinta-se livre para explorar nossa página e saciar todas as suas dúvidas!